Milhões de pessoas notam mudanças em sua pele em todo o mundo e você, provavelmente, já ouviu falar de um termo médico chamado Dermatite. Se você não entente o que esse termo significa, fique tranquilo. Nós vamos explicar o que ela é e quais os tipos existentes.

O que é Dermatite?

O termo nada mais é do que uma reação inflamatória da pele causada por irritação, alergia ou contato com algum elemento que cause essa irritação. A dermatite normalmente aparece como uma erupção cutânea, vermelhidão, coceira ou até mesmo descamação da pele.

Ela não é contagiosa, nem oferece riscos e nem sempre a pessoa tem algum tipo de reação no seu contato com algum produto. Essa dermatite também pode ser crônica ou aguda e normalmente está relacionada com o tempo de duração da inflamação. As crônicas duram algumas semanas, no máximo até seis semanas, já a aguda costuma superar esse tempo.

Entre os agentes causadores de dermatite estão os produtos químicos, detergentes, perfumes, plantas e bijuterias. Algumas medidas podem ser tomadas para que a dermatite possa ser curada, mas em casos mais agudos é preciso um tratamento ou interrupção permanente do produto ou agente.

Quais as dermatites existentes?

  • Irritativa: a mais comum entre as dermatites é a que ocorre toda vez que a pele entra em contato com o agente desencadeador da inflamação, como o ato de limpar a casa ou até mesmo lavar a louça. Entre suas características estão à vermelhidão e pele seca e áspera, normalmente a dermatite irritativa não causa coceira nem ardência. Entre os agentes que mais ocasionam esse tipo de inflamação estão os inseticidas, cosméticos, desodorantes e os solventes químicos. Outra importante característica é que a dermatite irritativa dura de acordo com a capacidade agressora da substância e também o tempo de exposição ao produto.
  • Alérgica: mais conhecida apenas como alergia, ela acontece apenas quando você entra em contato com algum produto alérgeno. O mais comum é que ela cause erupções na pele e até mesmo bolhas. Metais, perfumes, cosméticos e tinturas de cabelo são os produtos que mais causam esse tipo de dermatite. Nem sempre a pessoa tem dermatite no primeiro contato com o produto, mas uma vez alérgica, ela será alérgica para sempre. Alguns produtos só causam a inflamação depois que a pele é exposta ao sol, o que chamamos de fotoalérgica, assim como alguns medicamentos via oral também podem desencadear alergias com erupções e coceiras na pele.

As causas mais frequentes da dermatite

Existem substâncias e agentes mais comuns quando o assunto é a dermatite. Entre os maiores causadores estão o níquel, presente em bijuterias, zíperes, moedas e brincos. A hera venenosa também é uma planta que causa coceira e bolhas, assim como as oleaginosas, como nozes e castanha (essa principalmente, já que possui uma substância bem parecida com a urushiol).

Entre os remédios mais alérgenos estão os antibióticos, antissépticos utópicos e os anti-histamínicos. Os cosméticos também estão no topo da lista, principalmente sabonetes, perfumes e maquiagens.

Tratamentos

Para saber qual tratamento seguir é preciso primeiro que você saiba seu tipo de dermatite e qual o agente causador, para isso consulte um dermatologista. Depois ele dará o melhor tratamento como pomadas, remédios de uso oral e até mesmo compressas.