skip to Main Content

Rugas: Dicas importantes para prevenir os efeitos da idade

A pele do rosto humano é muito sensível e, conforme o tempo vai passando, surgem marcas de expressão e rugas, sinais do envelhecimento. Esses sinais surgem pelo uso e forma da musculatura facial durante os anos e podem estar relacionadas à exposição ao sol, tornando-se profundas e até mesmo definitivas. Não há como impedir o surgimento de rugas, pois elas se formam naturalmente através dos movimentos repetitivos, principalmente do rosto.

Não tem como impedir, mas é possível cuidar da pele para que o processo seja mais lento. Uma prevenção muito importante e que está no topo das dicas apresentadas por dermatologistas e esteticistas é utilizar sempre um creme protetor solar. O sol é um dos responsáveis por romper as fibras de colágeno da nossa pele, fibras que diminuem consideravelmente no processo de envelhecimento.

Mas o sol não é o vilão dessa história, existem muitas outras que nós mesmos causamos ao nosso organismo, seja de maneira consciente ou não. Listaremos algumas das coisas que podem acelerar o processo de envelhecimento.

A exposição à poluição faz com que a pele absorva todas as toxinas presentes no ar. Isso causa uma maior oxidação, formando uma grande quantidade de radicais livres, agredindo a pele. Não conseguimos evitar a exposição à poluição, principalmente quem vive em grandes centros urbanos, mas fazer uma higienização completa da pele, aplicar hidratante e protetor solar diariamente faz com que as impurezas absorvidas pela pele sejam removidas.

A exposição ao sol, como já foi dito, é a principal causa do envelhecimento precoce e da aparição de rugas. E para quem trabalha em locais abertos, nas ruas ou no campo, é muito difícil evitar essa superexposição. Mas para evitar isso, é indispensável o uso de protetor solar. Dermatologistas recomendam o uso de FPS 30 nas áreas mais sensíveis, como rosto, pescoço, colo e nas mãos, e FPS 15 em todo o restante do corpo.

Existem ainda coisas que fazemos conscientemente que aceleram o aparecimento de rugas. Entre elas podemos citar o tabagismo. Para ter noção do mal que o cigarro faz à pele, cada cigarro faz com que a pele não faça a oxigenação correta por quase 90 minutos. E sabemos que é difícil encontrar um fumante que use apenas um cigarro por dia. Beber pouca água também causa rugas. O corpo fica desidratado e sem ela a sustentação da pele é prejudicada. A água também ajuda a eliminar as toxinas absorvidas pela pele. Por isso, beba no mínimo dois litros de água por dia.

Consumir muito açúcar também faz mal para a pele, pois os açúcares se unem ao colágeno e causam o enrijecimento dessas proteínas. O sedentarismo também é um vilão no aparecimento de rugas. Atividades físicas, mesmo que caminhadas leves, melhoram a circulação de sangue na pele, evitam o processo que enrijece o colágeno, combatendo a flacidez, gorduras localizadas e a celulite.

Hidratar a pele é essencial, pois previne de agressores externos naturais, como o frio, vento intenso, sol e poluição. Além de melhorar a elasticidade da pele.

Com todas essas dicas fica fácil prevenir as rugas!

Agende seu atendimento pelo sistema DocMed (se ainda não for usuário, cadastre-se e utilize gratuitamente)

Se preferir, use os apps DocMed


Back To Top
×Close search
Search