Quem é que não gosta de parecer mais jovem do que realmente é? É evidente que “ganhamos o dia” quando alguém nos diz que não aparentamos a idade que temos. Algumas pessoas são realmente privilegiadas pela genética e demoram mais para envelhecer. Mas, se não for o seu caso, não se desespere. Existem alguns tratamentos que podem dar uma “mãozinha” na hora de livrar-se de rugas e marcas de expressão. E se você pensa que não há outro jeito a não ser “entrar na faca”, precisa conhecer o Laser CO2 fracionado. O CO2 é usado desde a década de 60, porém era aplicado em uma única vez e agia sobre toda a extensão da pele, o que resultava numa recuperação demorada e alto risco de manchas e cicatrizes.

Já o laser fracionado foi lançado aqui no Brasil em meados de 2007 e utiliza-se de ondas de energia que são emitidas e agem nos microporos da pele e a aplicação é feita em sessões. Dessa forma, intercala pele “queimada” com pele saudável, garantindo uma recuperação mais rápida e completa. Ele age eliminando as estruturas enrugadas da pele e estimulando a produção de colágeno para a construção de uma pele mais “jovem” e sem rugas. A eficácia no tratamento é tanta que, um ano após o lançamento, já era o tratamento antirrugas mais utilizado no país. Dentre as desvantagens estão a dor na hora da aplicação e o risco de manchas em pele morena ou negra. A recuperação geralmente leva de 3 a 7 dias, mas é necessário manter cuidados extra com a exposição ao sol por aproximadamente 2 semanas, que é o tempo em que a pele ainda pode apresentação vermelhidão e descamações.

Em 2009, no auge do CO2 fracionado, eis que surge mais uma inovação: o Laser Erbium Yag, que oferece maior segurança para peles escuras e pessoas que não conseguem evitar a exposição ao sol. Dessa forma, você não precisa se afastar das suas atividades cotidianas durante a recuperação e obtém resultados mais satisfatórios. O tratamento tem grande eficácia para aquelas marcas que surgem com o tempo ao redor dos olhos e boca. Mas não é indicado somente para rugas: cicatrizes, estrias, marcas ocasionadas pela acne, poros abertos, olheiras, seringomas e até pápulas perláceas do pênis podem ser submetidas ao tratamento, com baixo risco e ótimos resultados.

Nem todas as pessoas que desejam melhorar esses aspectos estão dispostas a submeter-se a procedimentos cirúrgicos, que englobam os riscos inerentes a qualquer cirurgia e um processo de recuperação mais lento e doloroso. O Laser Erbium Yag é capaz de trazer um resultado muito próximo ao de uma cirurgia corretiva, com um risco muito menor e um processo de recuperação tranquilo, no qual você não precisará afastar-se da sua rotina por muito tempo. Trata-se de uma importante inovação tecnológica no ramo da estética. Devemos lembrar que esses procedimentos não melhoram somente a aparência de quem se submete a eles, pois aí pode residir a chave para a recuperação da autoestima e autoconfiança.